Comerciantes retiram toda a mercadoria das lojas com receio de enchente em Carangola
10/01/2022 10:29 em Notícias

Em conversa com a Rádio Educativa, dois empresários da cidade contaram suas experiências com as enchentes dos últimos anos

 

 

Até agora, 2022 deu um susto nas áreas mais baixas de Carangola. Depois de dois anos seguidos com enchentes catastróficas, os comerciantes já se preparavam para o pior durante o último final de semana. Com os frequentes alertas da prefeitura em relação ao nível do rio que corta a cidade, os empresários puderam se prevenir para não remediarem neste domingo. “Tudo que foi possível nós tiramos porque cada ano as enchentes podem nos afetar de uma forma diferente, então é melhor previnir”, relatou a proprietária da loja I Love Frida, Fernanda Araújo.

 

Quem passou pelas ruas centrais na manhã desta segunda-feira (10), notou vitrines e lojas completamente vazias. Na manhã de sábado (8), muitos já estavam levantando os produtos ou até mesmo tirando toda a mobília do espaço. “No sábado, às 11h, começamos a retirar as coisas e botar no segundo andar. A água não chegou a entrar, graças a Deus. Devido ao bom trabalho feito pelas redes sociais da prefeitura, para nós foi bem mais fácil conduzir o trabalho”, contou o dono da Drogamil, Fernando Amorim.

 

 

Foram registrados alguns pontos de alagamento neste domingo (9), como na área do Posto Marechal, na rua Santos Dummont, no Marinho do sinal, entre outros lugares, mas não houve grandes estragos como os vistos em 2020 e 2021. “Em 2020, entrou água, mas não muita, então não chegamos a ter prejuízos materiais. Já em 2021, entrou uma quantidade bem maior de água, o que acabou danificando alguns móveis fixos que não tiveram como retirar”, relembrou Fernanda. Já o proprietário da Drogamil teve prejuízos grandes, como perda de parede, de porta, tintura, etc. “Em 2020, tínhamos levantado as mercadorias a 1,5m, mas o freezer que estava em cima do balcão caiu e derrubou as prateleiras, fraldas e linha de perfumaria, que estavam saindo pela porta. Isso deu um prejuízo muito grande pra empresa”, disse Fernando.

 

Apesar do alívio de, dessa vez, a água não ter entrado nas suas lojas, os empresários ficam receosos com as chuvas de verão que ainda têm pela frente. “Para ser bem sincera, eu ainda tenho a sensação de que a qualquer momento o rio pode voltar a subir e teremos que retirar as mercadorias todas novamente. Não estou 100% confiante ainda, pois o rio está com um volume de água bem grande”, concluiu a dona da I Love Frida. “Se Deus quiser, essas águas vão abaixar mais e nós vamos voltar a nossa vida normal”, deseja Fernando.

 

De acordo com o último post da prefeitura, das 10h da manhã, o rio está em 3,49m, o que é 41cm abaixo do nível de inundação em Carangola.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!