Dia de São Sebastião: devotos e comunidades que são abençoados pelo santo
20/01/2022 10:08 em Notícias

Hoje (20), é comemorado o dia do protetor de pestes e epidemias, por isso a Rádio Educativa reuniu depoimentos emocionantes para quem é fiel ao santo

 

 

Em 20 de janeiro é comemorado o Dia de São Sebastião e o que não falta é comunidade que tenha o santo como padroeiro de sua igreja. Só em Carangola são seis capelas! Santa Maria, Alvorada, São Bento, Alto Peroba, Meia Lua e Papagaio formam as comunidades carangolenses abençoadas pelo São Sebastião.

 

Maria Aparecida de Oliveira é coordenadora de São Bento, uma comunidade criada em 1982, e contou a história por trás da escolha do padroeiro. “A senhora Joaquina Torres dos Reis tinha uma promessa de construir a capela em honra a São Sebastião. O motivo foi uma graça alcançada em favor de seu filho José, este dizia que sua mãe tinha medo que ele fosse convocado para a guerra.”

 

Já em Santa Maria, o pessoal que estava ajudando a erguer a capela, lá em 1950, se reuniu com o padre e decidiram colocar como padroeiro o São Sebastião para protegê-los de pestes e epidemias. “Depois acharam a pessoa que fez a doação do terreno e descobriram que era também devota ao santo”, diz Gabriel Oliveira, coordenador da comunidade de Santa Maria, que já tem mais de 70 anos.

 

Devotos de São Sebastião não faltam pela cidade. Gilson Russo nem se lembra quando começou a ser devoto do padroeiro do Rio de Janeiro, cidade na qual nasceu. “Desde de criança sou devoto a São Sebastião. Não sabia o motivo até que, de repente, conversando com minha mãe, descobri”, relembra ele, que teve todas as doenças infantis possíveis, como caxumba e outras. 

 

“Meus pais tinham vindo do Rio pra cá (Carangola), aí eu estava morrendo. Minha mãe me pegou e me levou na igreja de Santa Luzia. Lembro como se fosse hoje… Jesus na área central do altar, São Sebastião do lado esquerdo e Santa Luzia do lado direito. Minha mãe ajoelhou pra São Sebastião e começou a rezar chorando. O padre veio e chamou ela pra conversar. Ela achou que eu estava morto, mas o padre viu que eu estava vivo ainda. Esse foi um dos momentos que tive uma grande bênção”, conta Gilson, que toda manhã acende uma vela pra São Sebastião.

 

CELEBRAÇÕES DO DIA DE SÃO SEBASTIÃO

 

Alto Peroba:

- Santa missa, às 15h

 

São Bento e Alvorada:

- Santa missa, às 17h

 

Santa Maria:

- Santa missa, às 19h30

- Procissão pelo bairro depois da missa

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!